A esperança tomará conta das pessoas e trará grandes mudanças no cenário político brasileiro, diz Yalorixá

A esperança tomará conta das pessoas e trará grandes mudanças no cenário político brasileiro, diz Yalorixá

A fisioterapeuta e Yalorixá Raquel D’Iemanjá Boci, da Sociedade Africanista Ylê D’Iemanjá Boci, bajeense e radicada em Pelotas há 10 anos, jogou búzios e fala sobre as previsões para o ano de 2022. Segundo Raquel, o ano será regido pela orixá Oxum (na maioria dos estados brasileiros, sincretizada como Nossa Senhora da Conceição). De acordo com a matriz africana, a orixá que reina sobre as águas doces, considerada a senhora da beleza, da prosperidade, da fertilidade e da sensibilidade. “Oxum com os ajuntós, que será Xangô, Ogum, Xapanã, Oxalá e Bará Agelú, trarão um ano ainda com caminhos difíceis a serem trilhados. No entanto, será um ano que a fé e a devoção ao sagrado serão primordiais para a reconstrução. As pessoas valorizarão mais a espiritualidade e a família. 2022 a fraternidade estará latente, deixando as pessoas menos egocêntricas”, destacou a Yalorixá.

SAÚDE – Conforme Raquel, o cuidado deverá ser voltado para doenças do sistema urinário, órgãos reprodutores e doenças cardiovasculares. Ainda haverá os reflexos da Covid-19.

PANDEMIA – O ano de 2022 poderá marcar o fim da fase aguda da Covid-19. “Porém, será um ano de transformação e grandes surpresas, ainda é muito importante a continuidade da prevenção, pois há ameaça de novas variantes.

EMPREGO – Tanto para quem busca o primeiro emprego ou aqueles que vislumbram uma mudança de carreira a dica é investir em educação continuada. “Será um ano de grandes conquistas e novidades. Mas abrir um leque de opções, evitar focar em uma só área e reinventar-se ainda será o melhor caminho”, destaca Raquel.

AGRICULTURA – Será um ano mais próspero a negociações, porém, por Oxum ser orixá das águas e rios, será um ano de muitas chuvas.

MULHERES – “Filhas de Oxum, seu ano de brilhar é agora. Quem deseja ser mãe, é o ano da fertilização. Quem não planeja engravidar, será um ano de cuidado para evitar gravidez surpresa. O empoderamento feminino estará em alta”, salienta a Yalorixá.

CIDADES DO INTERIOR – Será um ano um pouco difícil para a pecuária. O Rio Grande do Sul estará em destaque e as cidades do interior terão chances de crescimento e benefícios mais sólidos perante a política.

POLÍTICA  Em 2022, a sensibilidade e empatia estará em alta. Na política não será diferente. A esperança tomará conta das pessoas, o que trará grandes mudanças no cenário político brasileiro.

PATUÁS – O amarelo e o dourado devem predominar na virada do ano. Para que haja fartura, não pode faltar na mesa, a canjica amarela cozida coberta de mel e quindins (oito e seus múltiplos), fios de ovos e muitas flores amarelas para Oxum.

“Quem plantar irá colher, quem sofreu irá sorrir, quem chorou Oxum irá amparar. Que mãe Oxum possa entrar na sua casa e em especial em seu coração! Venha minha mãe, trazendo muito amor, paz, saúde e prosperidade. Axé para nós! Oraieieo!”, encerra a Yalorixá.

Cidades Comunidade Especial