Assembleia geral da AGrUPa acontece no sábado

Assembleia geral da AGrUPa acontece no sábado

A Associação para Grandeza e União de Palmas (AGrUPa), realizará a sua assembleia geral de forma virtual neste sábado (27), às 9h. Serão pautas as informações gerais, apreciação das contas da diretoria, aprovação do relatório de atividades e elaboração do planejamento para o exercício de 2022, alteração do regulamento de uso de máquinas, consolidação do protocolo de consulta prévia ao pecuarista familiar, além de temas gerais.

Aqueles que não são associados, mas possuem interesse em participar da reunião, deverão solicitar ingresso à presidente da Associação, Vera Mariza Scholante Colares.

Novidade

Em 2020, a Perícia Técnica da Procuradoria da República (MPF) realizou um estudo no distrito de Três Estradas em Lavras do Sul e percebeu ali a lida campeira e o modo de vida do pecuarista familiar que se perpetua há mais de 100 anos naquela região (Laudo Pericial nº 938/2020). Esse estudo do MPF afirmou a existência de uma cultura muito específica: a forma de viver daquele Pecuarista Familiar, gaúcho do pampa.

Conforme o presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos (CEDH-RS), Júlio Alt, a Constituição Federal entende que as diferentes culturas do brasileiro precisam de proteção, pois são patrimônios sociais e culturais, únicos de cada região do país. Nesse mesmo sentido a Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) também entende a “lida campeira” no pampa como patrimônio do gaúcho.

Desta forma, os Pecuaristas Familiares da região do Alto do Camaquã iniciam reflexão em assembleia da Agrupa sobre de que forma os locais onde vivem devem ser preservados, com a intenção de reforçar a necessidade de um “protocolo de consulta livre, prévia e informada” para manter suas famílias, modo de vida e práticas da lida campeira no pampa.

Mais informações: (https://wp.ufpel.edu.br/lidacampeira/)

 

 

Campo Comunidade