Casa do Mel TX, de Caçapava do Sul, conquista 1º lugar na Expointer

Casa do Mel TX, de Caçapava do Sul, conquista 1º lugar na Expointer

O 9º Concurso de Produtos da Agroindústria Familiar, que ocorreu durante a 44ª Expointer, premiou, na quinta-feira (9/9), os três primeiros lugares de cada categoria. O certame é promovido pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), em parceria com a Emater/RS-Ascar e outras instituições, e tem a finalidade de estimular e incentivar a constante melhoria da qualidade dos produtos da agroindústria familiar, como meio eficaz na manutenção e abertura de mercados consumidores.

A secretária da Pecuária e Desenvolvimento Rural, Silvana Covatti, disse que o Pavilhão da Agricultura Familiar é a menina dos olhos da Expointer. “Os nossos 210 expositores mostraram, neste momento de retomada, a esperança e a credibilidade em um mundo melhor. Parabenizo cada produtor que é responsável por manter o alimento na mesa da população. Esse prêmio é o nosso reconhecimento ao seu trabalho”, afirmou

O presidente da Emater/RS-Ascar, Edmilson Pelizari, agradeceu a todos que trabalharam para que a retomada da feira presencial acontecesse. “O Pavilhão da Agricultura Familiar tem muita visibilidade na Expointer, e tenho notado a alegria dos expositores em voltarem a conviver uns com os outros”, comentou.

Na categoria Mel, o primeiro lugar ficou com a Casa do Mel TX, de Caçapava do Sul. Rodrigo Teixeira recebeu o prêmio por ele e pelo pai, José Teixeira, que iniciou o negócio há mais de 40 anos. “É a terceira vez que tiramos o 1º lugar, mas, neste ano, para mim foi muito importante ganhar, porque decidi investir e assumir de vez o negócio da família. E vencer foi um incentivo para continuar o trabalho do pai e melhorar a qualidade da nossa produção”, contou emocionado.

A Casa do Mel TX produz cerca de 20 toneladas por ano de mel silvestre (nativo da região), mel de anjico e de eucalipto em uma área de um hectare. “Fazemos desde a criação da abelha até a extração do mel e posterior venda para varejo e atacado. E tenho duas irmãs que também trabalham junto”, diz Teixeira.

Campo Cidades Comunidade