Charolês e Braford são as raças com mais exemplares inscritos na Expointer

Charolês e Braford são as raças com mais exemplares inscritos na Expointer

A 44ª edição da Expointer vai reunir 2.825 animais de argola inscritos de 89 raças diferentes. Em cada uma delas tem aquela que traz o maior número de animais para a feira. Neste ano de 2021, entre os bovinos, as raças Charolês, Braford, Holandesa e Simental-Fleckvieh são as que se destacam.

“Eu participo da feira desde 2006, quando ingressei na Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). O que se percebe são ciclos, onde sempre há destaque em algumas raças em detrimento de outras. Não é uma equação matemática e sim uma variação em função da evolução das raças, que investem muito em melhoramento genético, buscando sempre um produto final de qualidade para o consumidor”, destaca Pablo Charão, zootecnista da Secretaria.

No caso dos bovinos de corte, dos 441 animais de 17 raças, a Charolês e a Braford estão praticamente empatadas, com apenas um animal de diferença inscrito na feira.

A raça Charolês se fará presente no Parque com 77 animais, um aumento de 24,19% em relação a 2019, quando participaram 62 animais.

“Este aumento é reflexo do crescimento como um todo da raça. Está tendo muita procura, tanto por animais puros, como também por reprodutores e sêmen para cruzamento’, comemora Cesar Adams Cezar, Presidente da Associação Brasileira de Criadores de Charolês. Segundo ele, é uma raça que com o melhoramento genético está extremamente funcional, com facilidade de parto, precocidade, sem perder a principal característica que é o ganho de peso e o volume nas carcaças.

E na Expointer deste ano, a novidade é o Campeonato Matriz Modelo da raça Charolês, que vai escolher uma matriz modelo campeã ou até 50% do número de matrizes participantes da disputa. Ele vai ocorrer na quarta-feira (08), às 11h, na pista 2. Os julgamentos ocorrem nos dias 06 e 07/09.

Já a raça Braford, que participa da feira com 76 animais, registrou uma redução em relação a 2019, quando foram inscritos 82 animais. Mas de acordo com o Presidente da ABHB, Eduardo Soares, as expectativas para a feira são as melhores possíveis, visto o grande número de animais inscritos nas raças Braford e Hereford para a Expointer. “Nós estamos conseguindo dar visibilidade a esses animais através da divulgação em nossas mídias e, principalmente, nas transmissões on-line dos julgamentos. Nós temos uma grande responsabilidade de ser o elo de ligação entre produtor, a feira e a divulgação das raças”, destaca.

Os julgamentos estão marcados para os dias 07 e 08/09.

Campo Comunidade