Dom Pedrito: secretarias se unem no combate ao mosquito

Dom Pedrito: secretarias se unem no combate ao mosquito

A estação mais quente do ano é também a época ideal para a proliferação de mosquitos. O crescimento mais rápido da vegetação obstrui valas e córregos e estes locais servem de potenciais criadouros, tanto para o Aedes aegypti quanto para o mosquito comum (Culex).

A Secretaria de Obras, Viação e Serviços Públicos, atendendo solicitação da Secretaria de Saúde, está realizando uma limpeza e desassoreamento das valas no bairro José Hamilton Quadros Torres e também na rua 14 de Julho, atrás do CIEP, na manhã de terça-feira.

Outras ações de limpeza devem ser realizadas nos próximos dias em outras regiões da cidade

Em outra frente de trabalho, nos próximos dias, ocorrerá aplicação de larvicida em valetas pela cidade. O larvicida, além de matar as larvas do Aedes, elimina também larvas do mosquito comum.

Aliado a essa aplicação, ocorre um projeto de produção e distribuição de mudas de plantas repelentes que serão distribuídas gratuitamente pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação.

Os trabalhadores da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, ressaltam que a aplicação de inseticida, fornecido pelo Ministério da Saúde, para mosquito adulto, só pode ser feita em casos de Dengue, Zika ou Chikungunya confirmados, dentro do quadrante onde a pessoa infectada reside, se encontradas larvas nas redondezas.

É importante ressaltar, a importância do uso do repelente também durante o dia para evitar doenças relacionadas ao Aedes, uma vez que o hábito desse mosquito é diurno

+Saúde Cidades Comunidade