Escola Farroupilha recebe equipamentos para implantação do Novo Ensino Médio

Escola Farroupilha recebe equipamentos para implantação do Novo Ensino Médio

A Escola Estadual de Ensino Médio Farroupilha recebeu, na sexta-feira (10), 24 notebooks e 12 kits de robótica para equipar a sala de Laboratório de Informática. A ação acontece devido à instituição fazer parte das dez escolas piloto de implementação do Novo Ensino Médio na abrangência da 13ª Coordenadoria Regional de Educação.

Conforme a Coordenadora da 13ª CRE, Miriele Barbosa Rodrigues, cada instituição tem um itinerário formativo e o da escola Farroupilha é voltado à tecnologia. “Os equipamentos são para a escola ter um laboratório melhor equipado para receber os estudantes”, destaca.

 A coordenadora explica que para algumas escolas os lotes de equipamentos chegarão aos poucos, de acordo com as licitações do Estado, outras têm verba para adquirir o seu próprio material. “Essa verba já está na conta da escola desde 2019 e 2020 e pode ser utilizada para aquisição de mobiliário, parte eletrônica e tudo o que for necessário para implementação do Novo Ensino Médio”, disse.

Em Bagé, além da Farroupilha, as escolas Luís Mércio Teixeira, Justino Costa Quintana e Escola Estadual Ensino Médio Professor Leopoldo Maieron (CAIC) estão no processo de implementação do Novo Ensino Médio. Em Caçapava do Sul, a Escola Assunção e Antônio José Lopes Jardim. Em Candiota, a Escola Jerônimo Mércio da Silveira e Francisco Assis Rosa de Oliveira (FARO). E em Lavras do Sul, o Instituto Dr. Bulcão.

Entre os objetivos do Novo Ensino Médio, está o protagonismo do estudante, a valorização da capacidade criativa dos professores e a permanência escolar por meio de aprendizagem com qualidade. O modelo já está sendo implementado desde 2019 nas escolas da região.

A proposta surgiu como garantia de oferta de educação qualificada a todos os jovens e visa aproximar as escolas da realidade dos estudantes, com a atualização por parte das instituições sobre as novas demandas e complexidades dos dias atuais.

Capa Cidades Educação