Estado divulga nova relação da cobertura de leitos covid para Bagé e Dom Pedrito

Estado divulga nova relação da cobertura de leitos covid para Bagé e Dom Pedrito

O Comitê Intergestores Bipartite divulgou hoje (26.03/2021) uma nova relação onde atualiza os números de leitos clínicos e de UTI Covid para o tratamento de pacientes de Bagé, Dom Pedrito e região.

De acordo com a resolução emitida pelo CIB, Bagé conta atualmente com 94 leitos clínicos nos dois hospitais – Santa Casa de Caridade (60) e Hospital Universitário (34), além de outros 25 leitos clínicos de reserva no HU. A resolução também inclui outros 50 leitos clínicos para o hospital de campanha, que não chegou a ser colocado em atividade até o momento.

Números que não batem

Em relação às vagas de UTI Covid, existe uma divergência clara entre o que o Estado informa, inclusive quando expõe a taxa de ocupação de leitos em Bagé. Isso porque na resolução, constam agora 14 leitos UTI Covid adultos na Santa Casa de Caridade, contudo, segundo os gestores do hospital e a Prefeitura de Bagé, são somente oito leitos habilitados – que até a última semana, eram somente cinco que recebiam recursos do SUS para o enfrentamento à pandemia. Hoje, caso seja levada em consideração os números divulgados pelo Estado quanto a leitos de UTI Covid em Bagé, a taxa de ocupação estaria em 107,14% – 15 leitos ocupados por pacientes com a doença, diante de 14 vagas. Por outro lado, baseado no que os gestores locais informaram durante as últimas coletivas de imprensa e comunicados divulgados aos meios de comunicação, esse número sobe para 187,5%, quase o dobro.

“Conforme com dados do Estado, a taxa de ocupação de UTI Covid em Bagé hoje (26 de março) é de 107,14%, contudo, informações locais elevam o índice para 187,5%” – EP

O Expresso Pampa buscou esclarecer essa divergência com a assessoria de comunicação da Secretaria Estadual da Saúde, porém, a SES reiterou que os dados informados pelo governo estadual são os corretos, sem mais explicações – o que difere da realidade local.

Em relação á Capital da Paz, a resolução informa a existência de 12 leitos clínicos e outros 10 de UTI Covid, com outros 43 leitos clínicos de reserva, todos na Santa Casa de Caridade de Dom Pedrito.

+Saúde Capa Cidades Comunidade Covid-19