Feriado será marcado por chuva na região

Feriado será marcado por chuva na região

A MetSul Meteorologia reforça o alerta sobre a ocorrência de muitos raios no Rio Grande do Sul na terça e na quarta-feira. Como já destacado, o estado gaúcho estará entre as regiões do mundo com maior incidência de descargas elétricas nesta terça-feira consequência da atuação de uma frente quente que vai se formar sobre o estado gaúcho. Há alerta de tempo severo para o Rio Grande do Sul para esta terça e a quarta.

Frentes quentes costumam habitualmente trazer muitos raios porque a atmosfera em altitude está muito aquecida e com temperatura mais baixa em superfície, gerando altas taxas de instabilidade que formam nuvens de grande desenvolvimento vertical que trazem tempestades de granizo, vento forte localizado e alta frequência de descargas elétricas.

É o cenário esperado durante a terça, quando ar muito quente vai avançar em direção ao Rio Grande do Sul e intensificar uma frente quente que começa a se formar na noite desta segunda com os primeiros raios da tarde para a noite na Metade Oeste gaúcha.

A instabilidade sobre o Estado aumentará muito nesta madrugada e na manhã da terça, quando se espera que a frequência de descargas no território gaúcho aumente muito e rapidamente. Na quarta, o avanço da uma frente fria pelo Estado mantém a ocorrência de raio.

Conforme o Instituto Rio Grandense do Arroz (irga), a temperatura na terça-feira (o7) fica entre 12ºC e 16ºC, com precipitação de 80mm.

Já na quarta-feira (08), a  miníma será de 12ºC e a máxima de 18ºC, com precipitação de 32 mm.

Capa Comunidade