Fetag-RS cada vez mais forte na Assistência Técnica e Extensão Rural

Fetag-RS cada vez mais forte na Assistência Técnica e Extensão Rural

Na quinta-feira (18), a Fetag-RS abriu suas portas para receber dirigentes, funcionários e profissionais de ATER dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais (STRs) de todo o Estado para o I Seminário Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER). O evento é mais uma demonstração do projeto da Federação para melhor atender os(as) agricultores(as) e pecuaristas familiares.

Ao longo do dia, a Fetag-RS apresentou oficialmente o seu Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (Deater) e mostrou um resumo do andamento das atividades do setor nos sindicatos, tendo como base o Roteiro de Ater, que foi realizado nos meses de agosto e setembro nas regionais sindicais.

Atualmente, 22 regionais estão sendo atendidas pelo departamento, sendo que 92 STRs já possuem profissionais de ATER contratados, totalizando 110 profissionais capacitados a atender os(as) associados(as).

Na palestra especial do evento, Odacir Klein, ex-secretário estadual de Agricultura por três vezes, abordou a importância da assistência técnica qualificada oferecida aos(as) agricultores(as) e pecuaristas familiares e sobre como os sindicatos têm força para prestar esse tipo de serviço a seus associados.

De acordo com o vice-presidente da Fetag-RS, Eugênio Zanetti, diretor responsável do Deater, “a Fetag-RS a assistência técnica é estratégica para o desenvolvimento das propriedades da agricultura familiar. Não queremos concorrer com ninguém, mas queremos somar e fazer com que esses serviços cheguem em um número maior de propriedades em todo o Estado. A ATER do Sistema Fetag-RS, tem como principal objetivo ser um elo de ligação para levar o que há de inovação tecnológica até os agricultores. A Fetag-RS, além de cumprir seu papel na construção de políticas públicas, agora também passa a executá-las com a equipe de profissionais de ATER”.

O deputado estadual Elton Weber também participou do evento.

Campo Comunidade