Frio intenso nesta semana no RS

Frio intenso nesta semana no RS

Foto: Anderson Ribeiro/Expresso Pampa

Uma frente fria passou rapidamente nesta segunda (26) pelo Rio Grande do Sul, mas veio com pontos de chuva forte, trovoadas e rajadas de vento. Mesmo com previsão de chuva isolada, ocorreu um incremento de até 10% na umidade do solo, embora os índices ainda estejam confortáveis.
Já o frio que vem na retaguarda do sistema é intenso e a temperatura cai muito rapidamente já na terça-feira (27) no RS e ganha força no restante da semana. Se espera uma onda de frio tão forte quanto a última, com valores de temperaturas negativos, especialmente em áreas mais altas e condição para geadas amplas pelo menos até a sexta-feira (30). Porém, é uma onda de frio mais curta e a partir do sábado as mínimas se elevam. Posteriormente, a partir do domingo (1º), o tempo volta a mudar e a chuva retorna novamente.
Na fronteira Oeste, na Campanha e na Zona Sul, será mais nuvens do que chuva com a passagem da frente fria. Ventos sopram de moderados a fortes na segunda-feira (26). Posteriormente, o frio aumenta entre terça (27) e quinta-feira (29) com formação de geadas amplas e temperaturas abaixo de zero. No fim de semana, temperaturas sobem. A chuva retorna somente a partir do domingo (1º).
Já na área central, na Planície Costeira Interna e na Planície Costeira Externa, a chuva é isolada e de baixo acumulado na região com a passagem da frente fria. Ventos sopram de moderados a fortes na segunda-feira (26). Posteriormente, o frio aumenta entre terça (27) e quinta-feira (29) com formação de geadas amplas e temperaturas abaixo de zero. No fim de semana, temperaturas também sobem. A chuva retorna somente a partir do domingo (1º).

Semana
Conforme o Instituto Riograndense do Arroz (Irga), nesta terça-feira (27), a temperatura fica entre 4ºC e 11ºC. Na quarta-feira (28), a mínima será de 1ºC e máxima de 8ºC. Já na quinta-feira (29), a mínima será negativa com -1ºC e a máxima não deve ultrapassar os 10ºC.
A previsão de geada fica para sexta-feira (30), com mínima de 1º e máxima de 10ºC. No fim de semana as temperaturas devem se manter baixas entre os 4ºC e 16ºC graus no sábado e no domingo de 5ºC a 14ºC.

Campo Capa Comunidade