Fundestradas é criado oficialmente e tem posse da primeira diretoria em Bagé

Fundestradas é criado oficialmente e tem posse da primeira diretoria em Bagé

Na manhã de quinta-feira (14) aconteceu a criação, eleição e posse do Fundo Municipal de Apoio às Estradas (Fundestradas) em Bagé. Criado por lei em 2017, pelo então vereador Antenor Teixeira, e com inciso do atual vereador Cleber Carvalho, o projeto canaliza 50% dos recursos do Imposto Territorial Rural (ITR) para a manutenção das estradas rurais.
“É um ato histórico que proporciona mais autonomia para a utilização dos recursos do Fundo que não vão mais para um caixa único. Desejo um bom trabalho a esta diretoria que se formou hoje e ressalto que as deliberações tomadas serão cumpridas conforme a legislação”, disse o prefeito Divaldo Lara.
O chefe do Executivo lembrou, na oportunidade, que a gestão pagou, em cinco anos, R$83 milhões em dívidas, marca superior a de qualquer governo. “Somos o único Governo que não fez nenhum financiamento. Todas estas dívidas impactam bastante na manutenção das estradas e das ruas do município. Com certeza o Fundo é um importante avanço na área”, frisou.
O secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), João Pedro Finger, foi eleito presidente da entidade. “A partir da posse, começaremos as reuniões para deliberar as ações. Esta articulação já vinha sendo feita desde o projeto de lei e representa uma melhoria significativa na manutenção de nossas estradas rurais”, avaliou. João Pedro Finger foi eleito como presidente, Everton Maraschin Nunes como tesoureiro e Ana Rosa da Silveira Sonaglio como secretária.
Participaram da reunião que elegeu a diretoria do Fundestradas, e também farão parte deste,  representantes de entidades como Associação e Sindicato Rural , Agricampanha, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bagé, Emater, SDR e Prefeitura Municipal de Bagé. A posse foi realizada logo ao final da votação.
Campo Comunidade