Outubro Rosa tem Dia D neste sábado em Bagé

Outubro Rosa tem Dia D neste sábado em Bagé

Neste sábado (16) acontece em Bagé a ação especial em alusão ao Dia D do Outubro Rosa, movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama. A ação em Bagé contará com realização de autoexames de mamas, solicitação de mamografias, testes rápidos de sífilis e hepatite, verificação de pressão arterial, vacinação e orientações em geral. A programação acontece das 9h às 17h, na Praça Silveira Martins.
Durante todo o mês, todas as unidades de saúde estão com sala de espera com orientações, além de diversas atividades alusivas à prevenção ao câncer de mama.
O secretário municipal de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Michelon Apoitia, destaca que atualmente, em função de um trabalho de gestão focado na saúde, não há fila de espera para mamografias, além do aumento da oferta de exames, com maior cota de exames preventivos ginecológicos para a prevenção do colo do útero.
O vice-prefeito Mário Mena Kalil, que é médico mastologista, destacou que Outubro Rosa para a Administração Municipal não é apenas um mês e sim o ano todo. “Trabalhamos todos os dias fazendo com que as mulheres tenham a oportunidade de fazer mamografia anualmente depois dos 40 anos, o que reduz em 30% a mortalidade pelo câncer de mama. Todos juntos trabalhamos para que esta conscientização seja cada vez maior”, disse.
+Saúde Comunidade