STR de Lavras do Sul: 45 inscritos participam de capacitação do programa Terra Brasil

STR de Lavras do Sul: 45 inscritos participam de capacitação do programa Terra Brasil

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lavras do Sul (STR) é reconhecido por travar várias batalhas pelos seus associados, trabalhadores rurais e agricultores familiares. Nesta semana, dias 13 e 14 de outubro,  também está oferecendo Capacitação Inicial para acesso ao Programa Nacional de Crédito Fundiário – Terra Brasil, orientando e capacitando beneficiários para a compra de terra.

Conforme o presidente do STR de Lavras do Sul, João Rui Dias Nunes, o programa Terra Brasil oferece condições para que os agricultores sem acesso à terra ou com pouca terra possam comprar imóvel rural por meio de um financiamento de crédito rural com liberação de até R$ 158.358,54 de recursos do Fundo de Terras e da Reforma Agrária. “Tivemos três turmas de 15 participantes, que foram distribuídos na quarta-feira (13) turnos da tarde e noite e na quinta-feira (14) pela manhã. Podem participar os trabalhadores rurais, maiores de 18 anos, não-proprietários, preferencialmente assalariados, parceiros, posseiros e arrendatários que comprovem, no mínimo, cinco anos de experiência na atividade rural”, explica o presidente.

Também podem participar agricultores proprietários de imóveis cuja área não alcance a dimensão da propriedade familiar e seja comprovadamente insuficiente para gerar renda capaz de propiciar-lhes o próprio sustento e o de suas famílias. Os interessados devem passar por Capacitação Inicial, conforme deliberação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural onde serão apresentadas todas as informações para que o agricultor possa acessar o programa, como enquadramento, áreas permitidas para compra, pagamento do financiamento e documentação necessária.

“O Terra Brasil disponibiliza até pouco mais de R$ 158 mil para a compra de terra, com 25 anos, sendo 3 anos de carência e 22 prestações anuais. Lembrando que toda a parte burocrática será feito via STR. Estamos habilitados junto à Fetag e o Governo Federal. Inclusive, iremos realizar assistência técnica na compra e faremos acompanhamento de até 5 anos na propriedade”, explica Nunes.

Campo Cidades Comunidade