Turismo no Dia das Mães: dicas para gaúchos irem além do presente físico

Turismo no Dia das Mães: dicas para gaúchos irem além do presente físico

Passeio, piquenique, café colonial e hospedagem diferenciadas são algumas das opções

Uma oportunidade especial no calendário para o convívio em família e para substituir – ou complementar – um presente físico por uma experiência compartilhada. É assim que o Dia das Mães pode ser encarado pelos gaúchos este ano.

Depois de dois anos de importantes restrições sociais, o domingo, 8 de maio de 2022, é a chance perfeita para que filhos e companheiros usufruam do potencial turístico do RS para marcar a data de forma diferenciada.

Pensando nisso, a coordenadora dos projetos de Turismo e Economia Criativa do Sebrae RS, Amanda Paim, indica opções em quatro categorias ligadas ao setor em diferentes regiões do Estado para comemorar e receber às mães gaúchas e suas melhores companhias. “É uma data sobre conviver em família. Um passeio, por exemplo, cria novas conexões entre as pessoas, novas lembranças. O mesmo ocorre com uma boa refeição, que nos remete as lembranças antigas, à nossa memória afetiva.” explica Amanda.

Segundo a especialista, contudo, independente da opção escolhida, planejamento é fundamental. “Reserva com antecedência é algo muito importante para garantir a melhor experiência e evitar contratempos”, pontua.

 

CONFIRA AS DICAS:

 

Piquenique ou Café Colonial:

Vinícola Guatambu – Estância do vinho, em Dom Pedrito, neste sábado terá um piquenique com programação especial para as mães. Vale a pena conhecer a vinícola que é a cara do Pampa Gaúcho – @vinicolaguatambu.

Sítio Casa da Figueira – recém-inaugurado, apresenta a cultura pomerana através da gastronomia, arquitetura e dos costumes. O café colonial do Sítio Casa da Figueira, está localizado em Arroio do Padre, a 45 minutos do Centro de Pelotas. @sitiocasadafigueira

Caminhos rurais de Porto Alegre – para sair da cidade e curtir o final de semana com o “pé na terra”. O Sítio do Mato @sitiodomato tem piqueniques, o Sítio Santa Fé @sitiosantafers terá almoço de dia das mães e Sítio Canto Rural oferece café da tarde.

A Cafeteria Confé, de Presidente Lucena, serve mini café colonial, além de excelentes opções de tortas, doces e salgados. Espaço charmoso de atendimento ao público, aberto das 9h30min às 19h.

Café Colonial da Lomba, em Novo Hamburgo. Atendimento com horário ampliado das 10h às 18h e cardápio especial e opção de Vale Café. @cafecoloniallombagrande / Reservas pelo fone: 5199870-8515 ou pelo Direct
Endereço: R. João Aloysio Algayer – Lomba Grande, Novo Hamburgo – RS

Passeio

O Matria Parque de Flores – uma experiência turística que envolve paisagismo, arquitetura, gastronomia e arte em São Francisco de Paula. É aquele programa para curtir com calma, passear e se encantar com a beleza dos jardins. @matriaparquedeflores – São Francisco de Paula

O Jundiá – oferece experiências embarcadas com a degustação harmonizada de vinhos.  Um momento para apreciar as belezas naturais do lago Guaíba e seu entorno, para grupo de até 6 pessoas.  @oJundiá – Porto Alegre

Stone Land – é um parque com diversas atividades de aventura com diversão para toda a família e muita natureza. @parquestoneland – Pelotas

Fazenda das Suculentas, de Sapiranga, é um lugar belíssimo para apreciar e comprar suculentas de diversas espécies. @fazendadassuculentas www.fazendadassuculentas.com.br/

Almoço ou jantar

 É claro que a comida da nossa mãe é sempre especial, mas todo mundo merece uma folga da cozinha. Então almoçar ou jantar no restaurante preferido ou buscar opções no entorno de sua cidade são formas de comemorar esta data. Lembrando que é também uma oportunidade para conhecer e desfrutar de novos sabores como as culinárias peruana, francesa, espanhola, indiana além das clássicas portuguesa, alemã e italiana. Uma dica diferente é conhecer o Espaço Tibet, primeiro restaurante tibetano do Brasil.  @espacotibet – Três Coroas

Hospedagem

Pensando na hora do descanso, a hospedagem é um ponto importante de qualquer viagem. Para presentear com uma hospedagem, busque opções que ofereçam diferenciais como spa, tratamento de beleza, chá da tarde etc. As pousadas e hotéis da Serra Gaúcha são ótimas referências em hospitalidade.

Em Novo Hamburgo, o Sítio Pé na Terra, terá um almoço para o dia das mães. O espaço oferece Yoga, Trilha, recreação para os pequenos e opção de massagem.

Programação:

12h30min Almoço no jardim

15h Aula de Yin yoga ou Trilha

15h Oficina de pintura para as crianças

16h Degustação de chás com bolinhos.

*Para quem quiser surpreender a mãe ainda mais, teremos escalda pés com massagem nos ombros e cabeça, sob agendamento, são poucas vagas!

Existe a possibilidade de se hospedar no sítio esse finde, consulte com a gente. WhatsApp 51 9270-8040 / @sitiopenaterra.

+Estado Cidades Comunidade