Vereador Rodrigo Fialho propõe sessão especial para o Senac

Vereador Rodrigo Fialho propõe sessão especial para o Senac

Em alusão aos 75 anos de história do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Bagé, comemorados na última segunda-feira (13), o Vereador Rodrigo Fialho convidou a Diretora da Unidade de Bagé para explicar a atuação do Senac no município. A Sede de Bagé foi a primeira Unidade do Estado. Desde então, o Serviço oferece diversos cursos presenciais e à distância, em diferentes níveis de ensino, de qualificação profissional à comunidade. A agenda foi realizada nesta quinta-feira (16), na Câmara de Vereadores e estiveram representando o Senac a Diretora, Ana Lúcia Raposo de Moura e a Líder Comercial, Eveline Ortiz.

Os cursos, os quais o Senac dispõe são voltados para o Comércio de Bens, Serviços e Turismo, sendo o principal Serviço de Aprendizagem Comercial do país. Hoje, está presente em mais de 1.800 municípios, de Norte a Sul do Brasil, onde mantém infraestrutura de ponta composta por mais de 600 unidades escolares, empresas pedagógicas e unidades móveis. Além dos Cursos de Formação Inicial e Continuada, o Senac dispõe de Pós-graduações que permitem ao aluno planejar sua carreira profissional em uma perspectiva de educação continuada.

De acordo com o Vereador, a Sessão Especial, além de abrir um espaço de explanação do trabalho realizado pelo Senac, também é um momento de homenagem. “Há 75 anos o Senac vem desenvolvendo um trabalho extremamente importante na comunidade bageense. Capacitar a nossa população é fortalecer o nosso mercado de trabalho”, destacou Fialho. O Edil ainda salientou os cursos gratuitos oferecidos pelo Serviço. “O Senac disponibiliza esses cursos para pessoas de baixa renda por meio do Programa Senac Gratuidade. É uma ação não só de gratuidade, mas sim de inclusão social que transforma a vida daquela pessoa”, ressaltou o parlamentar.

Durante a apresentação, a Diretora do Senac, Ana Lúcia Raposo de Moura, enfatizou o Curso do Jovem Aprendiz, o qual qualifica jovens estudantes de 14 a 24 anos, para o seu primeiro emprego. “É algo muito gratificante, pois eles chegam aqui e são lapidados, não só com o conhecimento técnico, mas também são instruídos sobre a ética profissional”, pontuou Ana Lúcia. Ela ainda frisou sobre o objetivo de o Senac ser referência em educação profissional. “Nós educamos para o trabalho e isso molda os nossos princípios como uma instituição. O crescimento profissional dos nossos alunos é a nossa missão”, complementou a Diretora.

Fialho contou que sua primeira oportunidade de trabalho surgiu através do Senac, com o Curso do Jovem Aprendiz. “É um prazer receber o quadro diretivo do Senac, pois é uma instituição que fez parte da minha trajetória. Lembro de todos os professores que contribuíram para o meu desenvolvimento e a formação de toda uma comunidade”, evidenciou o Vereador.

+Política Capa Comunidade